Postado dia 23/02/2023 às 11:02

Amigos do Riso animam carnaval no Tacchini

Os pacientes da pediatria, psiquiatria e do Instituto do Câncer do Hospital Tacchini tiveram uma surpresa durante a segunda-feira de carnaval. Vestidos como personagens da Turma do Chaves, o grupo Amigos do Riso, de Caxias do Sul, adicionou uma dose de alegria aos tratamentos. Vestidos de Chaves, Chiquinha e Kiko, os palhaços interagiram com pacientes e colaboradores, deixando como recordação balões em formato de objetos e animais. 

“A gente vive por esse trabalho. São tantos anos fazendo isso, vendo o sorriso no rosto das pessoas e o quanto ele é importante. É como diz o ditado: quem não vive para servir, não serve para viver. A gente ama o que faz”, afirma Cristiano Wendel, um dos fundadores do Amigos do Riso.

A ação de carnaval é a primeira dos Amigos do Riso no Hospital Tacchini e marca o início da parceria da equipe com o Grupo de  Humanização da instituição, que ofereceu todo suporte para a ação. A intenção é que os palhaços retornem ao menos uma vez por mês para realizar novas ações junto aos pacientes. 

“O intuito é trazer alegria e esperança para todos os pacientes que estão passando por momentos de fragilidade na saúde. Essa parceria com os Amigos do Riso vai engrandecer ainda mais o trabalho que realizamos. Estamos muito felizes em poder contar com eles”, descreve a coordenadora do Grupo de Humanização do Tacchini, Marieni Pizzatto. 

Grupo de Humanização

O Grupo de Humanização do Tacchini existe desde 2006 e tem como objetivo levar alegria, esperança e acolhimento através de atividades lúdicas como  brincadeiras, danças, atrações musicais e compartilhamento de muitas histórias de vida com os colaboradores e pacientes. Também é conhecido pelas suas fantasias, pela distribuição de balas e brinquedos em datas especiais.

No Hospital Tacchini, as ações acontecem nas UTI’s Neonatal e Pediátrica, na ala Pediátrica,  Instituto do Câncer , na psiquiatria e nas alas de internação envolvendo equipes tanto da área administrativa quanto assistencial e de apoio.

Amigos do Riso

Criado por palhaços de Porto Alegre (RS), em 2003, o Amigos do Riso é um grupo de animação e eventos voluntários formado atualmente por 8 atores que espalha alegria em hospitais, orfanatos, abrigos, asilos e comunidades carentes. 

A equipe construiu sua trajetória de forma itinerante. Em 20 anos de história, eles já passaram por 19 estados e mais de 230 cidades brasileiras e atualmente tem suas raízes fixadas em Caxias do Sul. 

Aos domingos, o grupo realiza oficinas de capacitação e construção de personagens para novos membros. As aulas são ministradas na casa de um dos fundadores do Amigos do Riso, Cristiano Wendel.

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO