Instituto do Câncer do Hospital Tacchini: atendimento focado no paciente da região

Desde sua fundação em 1924, o Hospital Tacchini sempre trabalhou focado em oferecer serviços em saúde a fim de atender a demanda da população de Bento Gonçalves. Ao longo deste tempo, a Instituição cresceu e tornou-se referência no atendimento para 29 municípios da Serra Gaúcha. Para atender toda essa população superior a 430 mil habitantes, o Tacchini ampliou sua estrutura, investiu em tecnologia de alta performance, contratou mais profissionais e hoje é um dos Hospitais de excelência no Estado.

Paralelo a isso, todos os anos atualiza suas ações através de um Planejamento Estratégico capaz de prever e antecipar os futuros investimentos. Foi através deste planejamento que surgiu o Instituto do Câncer, onde o acolhimento e a dedicação ao paciente oncológico estão sempre em evidência.

Hoje, todos os recursos para o tratamento do câncer encontram-se dentro do Tacchini. São 1.500 m² de área onde estão instalados equipamentos de alta performance, além de consultórios e boxes individuais para quimioterapia. Todos os médicos que atuam no Instituto do Câncer atendem os pacientes no local, o que garante maior comodidade a todos. A equipe é formada por oncologistas clínicos, hematólogos, cancerologista cirúrgico, urologista, mastologista, cirurgião torácico, cirurgião do aparelho digestivo, cirurgião da cabeça e pescoço, ginecologista, odontólogo e onco-radioterapeuta, além de uma geneticista que realiza o mapeamento dos pacientes e apoia as equipes no momento de decidirem as melhores práticas, bem como o tempo de duração dos tratamentos.

Paralelo a isso, os médicos contam com o apoio das equipes multiprofissionais, acesso a equipamentos e remédios de última geração e suporte do Laboratório de Análises Clínicas, Centro de Diagnóstico por Imagem, Bloco Cirúrgico e Internação e Emergência 24hs. “O tratamento e a prevenção ao câncer são prioridades para o Tacchini. Diante disso, queremos muito interferir no volume de incidência da doença na região. Temos a certeza de estar fazendo o bem para toda a nossa região”, declara o superintendente executivo do Hospital Tacchini, Hilton Mancio.

Assim, o Instituto do Câncer presta toda a assistência necessária, desde a primeira consulta até a última sessão de quimioterapia ou radioterapia, realizando ainda o monitoramento de todos os pacientes no pós-tratamento. O setor conta hoje com 57 profissionais, todos comprometidos em garantir uma assistência com qualidade e segurança aos pacientes.

O Instituto do Câncer do Hospital Tacchini possui hoje um dos melhores equipamentos de Radioterapia do Sul do país, sendo o único da Serra Gaúcha habilitado para tratamentos com intensidade modulada (IMRT). Equipado com feixes de alta energia, possui colimadores automatizados que desenham o formato exato da área a ser tratada. Através de um planejamento totalmente computadorizado permite-se irradiar o tumor e poupar ao máximo os órgãos normais adjacentes. Esta técnica é uma das mais modernas em radioterapia e padrão ouro de tratamento para maior parte dos tipos de câncer. A partir destas melhorias é possível irradiar com maior exatidão apenas as regiões doentes e conferir tudo através de imagens no próprio equipamento.

Passados mais de 25 anos desde que começou a oferecer atendimento oncológico, o Hospital Tacchini, baseado nas informações oriundas da área de pesquisa da Instituição, conta com um banco de dados sobre todos os pacientes atendidos desde 2005. Desta forma, Tacchini se posiciona como um dos principais centros de tratamento de câncer do Sul do país, entregando tratamentos seguros e precisos aos pacientes.

DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO