As doações ao Banco de Leite Humano Ama Tacchini, que desde o início do mês passaram a ser feitas sem que as mamães precisassem sair de casa em Bento Gonçalves, agora também se estendem para os outros 48 municípios abrangidos pelo 5º Batalhão de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul.
Ou seja, basta que a mãe manifeste o desejo de se tornar uma doadora e agende um horário para receber em casa um oficial do Corpo de Bombeiros, que vai auxiliar na coleta e armazenamento do leite quando necessário, além de realizar o transporte seguro até o hospital. A ideia é ampliar ainda mais a oferta de leite materno aos bebês internados na UTI Neonatal do Hospital Tacchini.
Cerca de 2 meses depois de sua abertura, o Banco de Leite Humano Ama Tacchini já contou com as doações de 85 mulheres, das quais 32 são doadoras externas, ou seja, mães cujos bebês não estavam internados. Juntas, elas ajudaram a alimentar 6 bebês da UTI Neonatal do Hospital Tacchini com leite materno pasteurizado.
Para saber mais detalhes sobre como fazer a doação ou para agendar a coleta domiciliar, basta entrar em contato pelo telefone (54) 3055 0303 ou pelo email bancodeleite@tacchini.com.br. O Banco de Leite Ama Tacchini funciona todos os dias, das 8h às 18h.
Como funciona o Ama Tacchini
Localizado dentro do Hospital Tacchini, o Ama Tacchini segue recebendo doadoras também em seu espaço físico. O local possui capacidade para atender até 4 mulheres simultaneamente. Todo leite doado, seja ele coletado dentro ou fora da instituição, é analisado e passa por um rigoroso controle de qualidade antes de ser oferecido aos bebês internados na UTI Neonatal do Tacchini.
São avaliados o aspecto do leite, sua forma de transporte e armazenamento, seu volume e até mesmo a quantidade de gordura presente em cada amostra, uma vez que alguns bebês podem possuir restrições alimentares. Somente depois de tudo isso, ele é pasteurizado e congelado, passando a ter validade de até seis meses.