
O Centro Cirúrgico do Hospital Tacchini Bento Gonçalves atendeu, em 2024, 10.088 pessoas. Esses pacientes passaram por diversos tipos de cirurgia, incluindo 15.470 cirurgias eletivas e as 3.547 de urgência e emergência, que totalizam 19.017 procedimentos.
Diversidade de demandas
O Centro Cirúrgico Antônio Casagrande atende uma grande diversidade de especialidades, com o maior número de procedimentos realizados na área de ortopedia. Em 2024, a especialidade somou 4.073 cirurgias, incluindo operações como próteses de quadril e joelho, além de reparos em ligamentos e fraturas.
A otorrinolaringologia também se destacou com 2.939 cirurgias, com destaque para septoplastias, amidalectomias e drenagem de ouvido. Já a Urologia foi responsável por 2.502 intervenções, entre elas cirurgias para tratamento da próstata, cálculo renal e vasectomias.
Tempo de cada procedimento
Os 10.088 pacientes atendidos em 2024 passaram por diferentes tipos de cirurgias, conforme a complexidade de cada caso. Com uma divisão clara entre os tipos de procedimentos realizados, o hospital conseguiu otimizar o tempo de cirurgia e garantir um atendimento de qualidade para todos.
Os procedimentos mais rápidos (Porte 1), que duram até 2 horas, somaram 7.375 pacientes. As cirurgias de Porte 2, com duração de 2 a 4 horas, atenderam 2.211 pessoas, enquanto 373 pacientes se submeteram a cirurgias mais complexas (Porte 3), com duração de 4 a 6 horas. Já as intervenções de Porte 4, com duração superior a 6 horas, somaram 129 atendimentos, todos realizados com a atenção que cada caso exige.
“Esses números refletem o nosso compromisso em oferecer cuidados de saúde de alta qualidade e humanização a cada pessoa que busca atendimento. O objetivo é atender a todos que buscam nossos serviços com o máximo de segurança e eficácia”, descreve Valesca Cristina Schenato, coordenadora de enfermagem do setor.
Equipe multidisciplinar 24 horas
O sucesso na realização dessas 19.017 cirurgias e no atendimento a 10.088 pacientes só é possível graças ao trabalho integrado de uma equipe altamente capacitada. O Centro Cirúrgico e a Sala de Recuperação do Tacchini contam com uma equipe fixa de 68 técnicos de enfermagem, 15 enfermeiros, além de uma série de profissionais de apoio, como cirurgiões, anestesistas, técnicos de radiologia, farmacêuticos, secretárias, maqueiros e auxiliares assistenciais.
O setor opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, com uma agenda de cirurgias eletivas das 7h às 19h, e atendimento para urgências e emergências durante a noite. Isso permite que o hospital esteja sempre pronto para atender seus pacientes, independentemente da hora ou da complexidade do caso.