No próximo sábado, dia 13 de dezembro, o Hospital Tacchini Carlos Barbosa vai realizar a ação Dezembro Laranja: cuide hoje, proteja sempre. A iniciativa, com atendimento gratuito à população, contará com quatro dermatologistas e um cirurgião geral, em uma mobilização solidária para identificar precocemente possíveis casos de câncer de pele.

Serão disponibilizadas 50 vagas, destinadas a pessoas que apresentem sinais suspeitos na pele e desejam realizar uma avaliação especializada. Durante o atendimento, os pacientes passarão por triagem com as médicas dermatologistas, e todas as lesões com potencial de malignidade serão encaminhadas para biópsia, sem custos para a pessoa atendida. Já casos que possivelmente demandem tratamentos mais complexos serão direcionados aos convênios médicos ou à Secretaria Municipal de Saúde, garantindo continuidade e segurança no cuidado.
O atendimento ocorrerá no Tacchini Clínicas, por ordem de chegada. A ação vai ocorrer entre 7h30 e 12h. Para ser atendido gratuitamente, basta ter um documento de identificação com foto.
A dermatologista Jaqueline Guerra, uma das profissionais envolvidas, reforça a importância de ficar atento aos sinais que podem indicar risco. “O alerta principal deve ser acionado por qualquer lesão na pele que apresente mudança ou que simplesmente não cicatrize. Feridas persistentes, caroços ou pintas que crescem rapidamente ou se transformam precisam ser avaliados por um especialista”, destaca. Ela lembra ainda que o melanoma, tipo mais agressivo da doença, costuma se apresentar como uma pinta com características atípicas.
Entre as principais ferramentas de observação está o conhecido método ABCDE, que auxilia no autoexame da pele e na identificação de alterações suspeitas. Assimetria, Bordas irregulares, variação de Cor, Diâmetro maior que 6 mm e Evolução da lesão são fatores que merecem atenção. “O ‘E’ de Evolução é o mais importante. Se uma pinta muda ao longo do tempo, deve ser avaliada imediatamente”, reforça a dermatologista.
Dra. Jaqueline também destaca que a exposição solar intensa e sem proteção é o principal fator de risco para o câncer de pele, embora existam outros agravantes, como uso de câmaras de bronzeamento, histórico familiar, pele clara, muitas pintas, histórico de queimaduras solares, tabagismo, imunossupressão e contato com agentes químicos. “Apesar de frequente, o câncer de pele tem altas chances de cura quando diagnosticado precocemente, o que torna ações como essa fundamentais”, aponta.
Hoje, recursos como a dermatoscopia digital e o mapeamento corporal total têm ampliado as possibilidades de identificação precoce. Além disso, terapias modernas, como a imunoterapia e tratamentos-alvo, aumentam a expectativa e qualidade de vida nos casos mais avançados.
A orientação geral, segundo a especialista, é de que todos realizem autoexame mensal e mantenham ao menos uma consulta anual com dermatologista, aumentando a vigilância sobre qualquer transformação da pele ao longo da vida.
Engajamento com a comunidade
Além do cuidado com a saúde, a ação também terá um momento especial: entre os participantes, será sorteada uma camiseta oficial da ACBF, autografada pelos atletas campeões da Série Ouro 2025. A parceria integra as comemorações pelos 50 anos de fundação do tradicional time de futsal de Carlos Barbosa, fortalecendo o vínculo entre esporte, bem-estar e prevenção em saúde.