O Hospital Tacchini faz parte da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul. O compromisso da instituição bento-gonçalvense foi firmado ainda em agosto, durante a visita do presidente da entidade gaúcha, Luciney Bohrer, ao município.
Fundada em 12 de maio de 1987, a entidade tem como principal objetivo a defesa, proteção, representação e assistência aos interesses dos hospitais filantrópicos e santas casas do estado. A federação busca ainda a colaboração com os poderes públicos e demais associações no sentido de solidariedade humana, social e econômica.
A Federação representa cerca de 270 instituições hospitalares do RS, detentoras de mais de 75% do atendimento SUS ao cidadão gaúcho. Assim como acontece em Bento Gonçalves, com o Hospital Tacchini, outros 200 municípios do estado possuem apenas um hospital e este, é filantrópico.
“É inegável a vocação que as entidades filantrópicas possuem na fomento aos serviços do SUS em todo Brasil, mas em especial no Rio Grande do Sul. Fazer parte desse grupo é um orgulho para o Tacchini, que há quase um século tem como objetivo ajudar a melhorar a qualidade de vida da comunidade onde estamos inseridos”, descreve o superintendente do Tacchini Sistema de Saúde, Hilton Mancio.
As instituições associadas contam com assessorias oferecidas pela federação em áreas como política-institucional, jurídica, saúde suplementar e comunicação. O departamento de eventos oferece ainda inúmeros treinamentos, eventos e congressos com o intuito de qualificar ainda mais a gestão dos hospitais.
“Essa troca de informações e de conhecimento é o que motivou nossa associação. Um trabalho integrado, com o compartilhamento de ações estratégicas em tempo real permite uma gestão ainda mais eficiente dos recursos destinados à saúde”, complementa Mancio.
Além da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, o Tacchini também é vinculado à Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul) e à Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp).