Postado dia 12/10/2021 às 10:10

ITPS é o centro de pesquisa com mais participações em estudos Covid-19 do RS

O Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) vem se destacando pela participação em estudos multicêntricos que buscam remédios para combater ou curar a covid-19. O braço de pesquisas do Tacchini Sistema de Saúde é o centro com mais participação em quantidade de pesquisas de todo o Rio Grande do Sul. 

Ao todo, o ITPS foi habilitado a participar de 13 dos principais estudos realizados em todo o mundo. Destes, 8 já estão concluídos, 4 estão captando voluntários neste momento e 1 deve iniciar a busca por participantes nos próximos dias. Até o momento, 120 pacientes já participaram dos estudos conduzidos pelo ITPS/Hospital Tacchini.  

“Há quase uma década o ITPS realiza estudos em algumas áreas de interesse da comunidade, como oncologia e epidemiologia. Sempre estivemos abertos e atentos à possibilidade de atrair pesquisas que oferecessem acesso a tratamentos de vanguarda para pacientes ou que respondessem questões relevantes para a região. Como já possuíamos um time preparado para absorver essas rotinas clínicas complexas e, ao mesmo tempo, já mantínhamos contato com os principais centros de pesquisa nacionais e internacionais, nos tornamos naturalmente um centro de pesquisa considerável para os estudos”, descreve a dra. Roberta Pozza, diretora de divisão hospitalar do Tacchini Sistema de Saúde. 

Mesmo que a chegada das vacinas contra Covid-19 seja considerada literalmente uma injeção de esperança na prevenção da doença, a Dra. Juliana Giacomazzi, gerente do ITPS, afirma que ainda é preciso continuar estudando alternativas de tratamento comprovadamente eficazes para combater o vírus. 

“O Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) segue buscando pessoas para participar de estudos clínicos desenvolvidos em parceria com instituições nacionais e internacionais. É uma excelente oportunidade para que as pessoas que contraíram o vírus tenham acesso a possibilidades terapêuticas promissoras e inovadoras”, avalia a Dra. Juliana. 

Como funcionam as pesquisas

O objetivo dos estudos clínicos é dar uma resposta rápida sobre que medicamentos são eficazes no tratamento da Covid-19 e quais não são. Para isso, a partir de resultados promissores em uma fase inicial de estudos laboratoriais, os tratamentos começam a ser realizados em voluntários, primeiro em pequena escala e depois em uma parcela maior da população.É para esta fase mais ampla de estudos que o ITPS segue buscando voluntários.  

Estudos abertos atualmente

Três dos 4 estudos que estão captando voluntários neste momento fazem parte do Coalizão Covid Brasil, uma aliança para condução de pesquisas formada pelas maiores instituições de saúde do país, como o Hospital Israelita Albert Einstein, HCor, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. 

O primeiro, denominado CARE, avalia a anticoagulação plena com rivaroxabana em pacientes com COVID-19 que possuem risco aumentado para eventos tromboembólicos. Já o COPE/Coalizão V estuda o uso da hidroxicloroquina em pacientes ambulatoriais, ou seja, que não precisam de internação hospitalar. 

O terceiro, denominado REVOLUTION/Coalizão IX, avalia o efeito do tratamento com antivirais isolados ou combinados entre si em comparação ao placebo na redução da carga viral do SARS-CoV-2. Já a quarta pesquisa estuda o efeito do molnupiravir, um medicamento antiviral oral experimental que atua impedindo a replicação do vírus e que tem potencial de ação em diversos vírus RNA, incluindo o SARS-CoV-2. 

É preciso pagar para participar?

Não. Tanto as medicações oferecidas no estudo, quanto o acompanhamento médico, incluindo a realização de exames e consultas periódicas necessárias para a realização da pesquisa são totalmente gratuitas. Ou seja, além de ter a oportunidade de auxiliar na descoberta de uma solução definitiva que pode salvar milhares de vidas em todo mundo, os voluntários ainda têm à disposição uma estrutura especializada durante a vigência do estudo.

Posso escolher qual estudo participar?

O ITPS possui uma relação de estudos clínicos abertos para covid, que são apresentados aos pacientes, quando há interesse, após avaliação pela equipe médica e de pesquisa do centro de estudo. A avaliação consiste em consulta médica e realização de exames. Se houver critérios de inclusão para os estudos, o potencial participante será informado pela equipe do instituto e será aberta a possibilidade de definição sobre o interesse ou não na participação.

Como participar?

Quem realiza um dos testes de detecção de Covid-19 nos Laboratórios do Tacchini é questionado se deseja ser contatado pela equipe do ITPS, caso seu exame seja positivo. A partir de então, a equipe do ITPS realiza a ligação e apresenta os estudos ativos, avaliando as possibilidades de participação de forma individual.

Para quem foi diagnosticado com Covid-19 a partir de testes realizados em outros laboratórios e tem interesse em saber mais sobre os estudos, basta ligar no ITPS: (54) 3455 4333, ramais 1125 e 1126 ou enviar um email para instituto.pesquisa@tacchini.com.br.

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO