Postado dia 07/06/2022 às 02:06

Obras do novo Pronto Socorro iniciam no Hospital São Roque

Nos próximos dias deve iniciar a reforma completa da estrutura do Pronto Socorro, a mais impactante da série de melhorias do Hospital São Roque programadas para os próximos anos a partir da parceria estabelecida com a Tramontina em 2021. Para garantir a execução integral do cronograma de obras e oferecer total segurança aos pacientes e equipe multiprofissional, os atendimentos adultos e pediátricos serão redirecionados para uma estrutura temporária.

Durante os cerca de 8 meses de obra, as consultas serão transferidas para um espaço na lateral do prédio do Hospital São Roque. Apesar de o espaço ser considerado mais simples, a intenção da instituição é garantir que a capacidade e qualidade dos atendimentos sejam os mesmos apresentados até o momento.

Recorde de atendimentos

O início das melhorias coincide com um recorde histórico de atendimentos de Pronto Socorro no Hospital São Roque. Em maio foram registrados 3.992 atendimentos. Destes, 2.615 estão relacionados ao público adulto e outros 1.377 ao pediátrico.

Na comparação com o mesmo mês de 2019, último ano antes da pandemia, podemos observar que o número de atendimentos a adultos cresceu 28,8% e as consultas pediátricas foram ampliadas em 89,1%. Diante do aumento progressivo dos atendimentos nessa época do ano, o Hospital São Roque ampliou o número de médicos e equipes multiprofissionais disponíveis no Pronto Socorro. Além do aumento no número de funcionários, as capacitações seguem em ritmo acelerado, visto que com o aumento de demanda, também se observa aumento de casos críticos que requerem cuidados mais qualificados de toda equipe.

“Os dados evidenciam ainda mais a necessidade da ampliação e das melhorias que vamos realizar no Pronto Socorro. Toda grande obra gera contratempos, mas estamos tomando todas as medidas necessárias para minimizar o desconforto para todos, sempre com a premissa de garantir a segurança dos pacientes e equipes de atendimento. Temos certeza que o resultado final vai compensar esses meses de estrutura provisória”, descreve Cátia Argenta, gestora do Hospital São Roque.

Além do aumento de profissionais de saúde, a instituição também ampliou os horários disponíveis para consultas na Clínica de Especialidades e na Clínica da Mulher. Com atendimento no vespertino e aos sábados e integração ao Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), os espaços contam com médicos de diversas especialidades, com larga experiência de trabalho em hospitais reconhecidos.

O agendamento das consultas na clínica de especialidades podem ser feitas pelo telefone (54) 3461 9282 ou pelo WhatsApp no (54) 9.9226 1588.

Novo Pronto Socorro

Com o novo Pronto Socorro, o hospital vai aumentar em 100% sua estrutura de atendimento de emergências, permitindo prestar assistências a mais de um caso crítico ao mesmo tempo. Além disso, serão criados 4 leitos de estabilização, que terão monitorização intensiva enquanto os pacientes aguardam estabilização e/ou encaminhamento ao outro centro.

A reforma também prevê a separação do fluxo de acesso ao hospital. A porta da recepção será utilizada para visitas, cirurgias eletivas ou internações, enquanto a entrada do PS receberá atendimento de consultas conforme classificação de gravidade, separando os atendimentos por sintomas respiratórios ou não-respiratórios. O local ainda contará com acesso diferenciado para serviços como Samu e Corpo de Bombeiros. A intenção é agilizar o atendimento, evitando aglomerações e garantindo mais segurança para os pacientes.

As melhorias contarão também com uma central de monitorização de sinais vitais, com a checagem de medicamentos junto ao paciente, garantindo segurança em todos os processos.

Novos equipamentos do PS

A farmácia satélite do Pronto Socorro vai passar a contar com um dispensário eletrônico. A tecnologia armazena os medicamentos e os materiais médicos, que são acessados somente por profissionais autorizados, com o uso de leitor de impressões digitais. Os equipamentos possuem um leitor de código de barras, criando mais uma barreira de segurança. Outro ganho substancial é a agilidade com que os medicamentos chegarão para serem administrados ao paciente.

“Chegou a hora de modernizarmos o Pronto Socorro. Este hospital, que há mais de 60 anos acolhe todos que precisam de atendimento precisa ser modificado para atender as necessidades do aumento da população e criticidade dos atendimentos. Contamos com a compreensão da Comunidade para que, em breve possamos estar atendendo numa estrutura muito melhor. Durante o período em que os atendimentos ocorrerão na estrutura provisória, esforços ainda maiores serão dados para garantir qualidade e segurança a todos os atendimentos”, finaliza Cátia Argenta.

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO