SERVIÇOS HOSPITALARES
Agência Transfusional
Centro Cirúrgico
Centro de Recuperação Cirúrgico
Centro Obstétrico
Centro de Diagnóstico
Clínica Tacchini
Densitometria Óssea
Ecografia
Eletrocardiografia
Endoscopia Alta e Baixa
Espaço Prevenire
Fisioterapia
Instituto do Câncer (Quimioterapia e Radioterapia)
Hemodiálise
Hemodinâmica
Laboratório de Análises Clínicas
Mamografia Digital
Nutrição Clínica
Pronto-Socorro
Psiquiatria
Ressonância Magnética
Radiologia
Serviço de Assistência Domiciliar
Tomografia
Unidade de Cuidados Especiais
Unidades de Internação
Urodinâmica
UTI Geral, Pediátrica e Neonatal
SERVIÇOS MÉDICOS
Alergologia/Imunologia
Anestesiologia
Angiologia e Cirurgia Vascular
Cardiologia
Cardiologia Pediátrica
Cirurgia Bucofacial
Cirurgia Geral
Cirurgia Mão / Microcirurgia
Cirurgia Pediátrica
Cirurgia Plástica
Cirurgia Torácica
Clínica Geral
Coloproctologia
Dermatologia
Endocrinologia
Gastroenterologia
Gastropediatria
Geriatria
Ginecologia e Obstetrícia
Hematologia
Hemodinâmica
Infectologia
Mastologia
Medicina Interna
Nefrologia e Nefropediatria
Neurologia e Neurocirurgia
Neurologia Pediátrica
Oftalmologia
Oncologia
Oncologia Pediátrica
Ortopedia e Traumatologia
Otorrinolaringologia
Pediatria
Pneumologia
Pneumologia Pediátrica
Proctologia
Psiquiatria
Reumatologia
Urologia
A Associação Dr. Bartholomeu Tacchini tem 100 anos de história e hoje conta com 7 unidades de
internação clínica e cirúrgica. Todos os andares contam com um posto de enfermagem para no máximo 30 leitos. Composta por corredores amplos, permitindo a circulação adequada e segura de pacientes, familiares e profissionais da saúde. Hoje toda a assistência hospitalar é registrada em prontuário eletrônico, somos um hospital sem papel e com um projeto arrojado de evoluir para Hospital Digital nos próximos anos. Nossas unidades de Internação Hospitalar tiveram inovações no processo do cuidado contando com equipamentos integrados ao prontuário. Além dos investimentos em tecnologia, as nossas equipes humanizaram ainda mais o atendimento contando com equipe de psicologia hospitalar. Para garantir a segurança assistencial implantamos a Escala de Mews que identifica, precocemente, sinais de deterioração clínica do paciente internado em unidade aberta, mesmo na ausência do médico assistente. Além disso, as equipes multiprofissionais (incluindo o médico participar de um round diário denominado de Safety Huddle). O mesmo tem por objetivo melhorar a comunicação e colaboração entre as equipes multidisciplinares, reduzir tempo de internação, reduzir eventos adversos evitáveis e mortalidade, melhorando a satisfação do cliente. Nesses encontros diários, o paciente é o foco, identificando as travas na rotina assistencial. Também são definidos alguns pacientes denominados de “watchers”, que precisam de uma observação maior. Temos atualmente um total de 303 leitos de internação.
O Pronto Socorro passou a contar com a presença de médicos emergencistas, profissionais capacitados e especializados no atendimento de emergência médica. A busca por profissionais com formação específica tem como objetivo aprimorar ainda mais a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes, especialmente aqueles que apresentam níveis mais elevados de criticidade. O Hospital Tacchini é reconhecido como referência regional no tratamento de uma série de condições médicas urgentes, como dor torácica, acidente vascular encefálico e politraumas. A presença dos médicos emergencistas garante aos pacientes atendimento especializado, ampliando a capacidade de resposta ágil em momentos cruciais.
Para os casos de baixa complexidade, foi implementado um modelo híbrido de atendimento inédito no Rio Grande do Sul. A partir do momento em que o paciente busca atendimento no Pronto-Socorro, ele é avaliado de acordo com um protocolo internacional de triagem, conhecido como Protocolo de Manchester. Se o caso for considerado de baixa complexidade, o paciente é atendido normalmente pelo médico e ganha a possibilidade de ser liberado logo após a realização dos exames laboratoriais e de imagem (quando necessário). Antes de ser liberado, o paciente recebe um contato de referência capaz de prestar todo suporte necessário durante o tempo de espera pelos resultados dos exames. Assim que eles estiverem disponíveis, a instituição envia um link de acesso a estes dados por mensagem ou e-mail, além de instruções para o agendamento de uma consulta de reavaliação, que pode ser realizada também de forma virtual. Na tele consulta, o médico informa o diagnóstico e as instruções para o tratamento. A receita para compra de remédios também é feita virtualmente, quando necessário. Se durante o atendimento virtual o profissional de saúde notar que o paciente apresentou algum tipo de piora no quadro, pode solicitar que ele retorne para a estrutura do Pronto Socorro para uma nova avaliação presencial.
A Unidade de Terapia Intensiva Adulto possui 30 leitos individuais, padronizados com sistema de pressão negativa, o que confere proteção adicional aos pacientes e funcionários contra doenças infecciosas. A equipe multiprofissional é composta por médicos intensivistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e áreas de apoio, especializada em cuidados intensivos, garantindo um atendimento integrado, seguro e longitudinal aos pacientes e uma inserção ideal das famílias ao processo assistencial.
A Unidade mantém uma ala cardiológica, com médicos cardiologistas presenciais, aumentando o grau de segurança e efetividade no manejo de pacientes com cardiopatias. A integração da equipe multidisciplinar, serviço de controle de infecção e auditorias de antibiótico proporcionou diretrizes seguras para a prevenção e enfrentamento das doenças infecciosas na Unidade. Em conjunto com a Fisioterapia, a Unidade promoveu treinamentos e orientações com as equipes, para prevenção de pneumonia associado à ventilação mecânica, prevenção de infecção da corrente sanguínea e higienização das mãos, sempre focando na segurança dos pacientes. A presença da equipe de Psicologia na UTI tornou o atendimento diferenciado, acompanhando não somente os pacientes, mas também seus familiares, tornando a visita mais humanizada.
Hoje contamos com diversas áreas para realização de atendimentos ambulatoriais em nossa estrutura. Temos uma Clínica denominada Tacchini, com estrutura exclusivamente ambulatorial para atendimento de pacientes com horário agendado, sendo uma clínica com diversas especialidades atuando. Além da estrutura ambulatorial do Prevenire a qual funciona como unidade de atenção primária à saúde com médico de família e comunidade, fisiatra, reabilitação neurológica da criança e equipe multidisciplinar.
O Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico compreende o Centro de Diagnóstico por Imagem e o Laboratório de Análises Clínicas que conta com um posto de coleta temática, voltada ao público pediátrico.
O Hospital Tacchini tem um centro de diagnóstico por imagem com equipamento de ressonância magnética de campo fechado, 2 equipamentos de tomografia, sendo um de 80 canais e outro de 16 canais, diversos equipamentos de ecografia (incluindo estrutura para atendimento em unidades críticas, como UTI, Pronto Socorro e Centro Cirúrgico), ECG, radiologia convencional, 1 equipamento de densitometria óssea e 1 equipamento de mamografia digital.
Entre os principais destaques o CDI realizou um procedimento inédito de Radioablação guiada por tomografia e a contratação de exame inédito no Rio Grande do Sul para diagnóstico de Alzheimer, o PrecivityAD2. Numa parceria entre o Hospital Tacchini e o Laboratório Weinmann, foram instaladas áreas técnicas dentro do Hospital. As equipes de recepção realizaram treinamento, objetivando melhoria no fluxo de atendimento e acolhimentos dos clientes.
O Centro Cirúrgico conta com nove salas, uma delas designada ao atendimento de urgência/emergência 24 horas. Atende a todas especialidades cirúrgicas, de todas faixas etárias, inclusive recém-nascidos. Somente não realiza cirurgia cardíaca aberta. Em 2023, a Sala 1 foi reformada, contando com nova mesa cirúrgica ortopédica. Também contou com ampliação e mudança de estrutura da sala de estar médica.
Sala De Recuperação: A Sala de Recuperação conta com 19 leitos, com atendimento 24 horas. Pacientes de exames endoscópicos e da hemodinâmica ficam em sala própria.
Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, surgiu da necessidade em oferecer atendimento qualificado para pacientes oncológicos, através de práticas assistenciais, com eficiência no uso de recursos de diagnóstico e tratamento, proporcionando segurança e conforto ao paciente. Desenvolveu-se por meio do Centro de Oncologia, fundado em 1991. Atualmente, caracteriza-se como Instituto, com estrutura integrada que inclui consultórios clínicos, ambulatórios de Quimioterapia e Radioterapia e Unidade de Pesquisa em Oncologia, vinculada ao Instituto de Pesquisa em Saúde. A equipe assistencial do Instituto do Câncer é integrada por profissionais de diferentes áreas, com formação e especialização em Oncologia, que atuam de forma sincronizada em parceria com outras equipes assistenciais do Hospital.
A estrutura compreende uma área exclusiva de 1.500m² para os setores de Quimioterapia, Radioterapia, Ambulatórios e Unidade de Pesquisa.
O setor de Quimioterapia e Oncologia Clínica possui 8 consultórios, 24 poltronas e 7 boxes para tratamento quimioterápico. Já o setor de Radioterapia possui 4 consultórios e 1 equipamento de radioterapia.
O Serviço de Nefrologia e Hemodiálise contam com bicarbonato de sódio em pó (BIBAG) para realização de hemodiálise, impermeabilização do piso e telas nas janelas da sala de osmose reversa e sala própria para a manutenção das máquinas de hemodiálise.
Diferenciais:
Estudos: O Hospital Tacchini, possui uma sala de estudos estruturada exclusivamente para atender aos médicos residentes com qualidade e segurança. (foto)
Cursos: Com o objetivo de direcionar e agilizar o desenvolvimento profissional após a graduação, tornando muito mais efetivo o crescimento da carreira, são ofertados cursos específicos ao programa de Clinica Médica. A importância da especialização na carreira vai além do simples aprofundamento do conhecimento técnico. Ela representa uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, permitindo que o indivíduo se torne mais capacitado e confiante em suas habilidades.
Qualidade De Vida: Já pensou poder respirar novos ares e ter uma qualidade de vida que você nunca imaginou? Não é necessário sair do Brasil. Estamos falando de uma das cidades com maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do país. Isso se dá por conta da sua infraestrutura, das condições de moradia, das opções de lazer. Além disso, é uma cidade muito tranquila e segura.
O ranking mais recente com destaque para a Capital do Vinho foi publicado pela revista IstoÉ, que elencou as 50 melhores cidades do país para se viver. Na classificação geral, o município ocupou a 25ª posição. Já na categoria “médio porte”, Bento aparece em sexto lugar. Segundo a publicação, o ranking considera 281 indicadores, entre os quais a capacidade de arrecadação, execução orçamentária, padrão de vida, mercado de trabalho, comércio exterior, qualidade de vida, educação, habitação, desenvolvimento humano, mobilidade digital e acesso digital ao conhecimento.
RAMAL 1021,1031 ou 1051
sugestões e reclamações
Rua Doutor José Mário Mônaco, 358 - Centro
Bento Gonçalves/RS - CEP: 95700.068