Maternidade

serviços para manejo da dor

Esse serviço é composto por um conjunto de técnicas corporais não invasivas, que podem incluir práticas físicas e de relaxamento, voltadas à promoção da saúde. Diante disso, as terapias complementares oferecem conforto, contribuindo para que a gestante encontre novas formas de equilíbrio físico e mental, minimizando assim a ansiedade, a dor e o cansaço na maioria dos casos. As terapias são aliadas importantes para as gestantes, contribuindo para uma melhor preparação do corpo e da mente durante a gestação e processo de nascimento.

Aromaterapia

A aromaterapia é uma prática terapêutica secular que consiste no uso intencional de concentrados voláteis extraídos de vegetais - os óleos essenciais (OE) - a fim de promover ou melhorar a saúde, o bem-estar e a higiene. A aromaterapia é utilizada com um amplo uso individual e/ou coletivo, é considerada uma possibilidade de intervenção que potencializa os resultados do tratamento adotado, auxilia de modo complementar e estabelece o reequilíbrio físico e/ou emocional da gestante.

Cromoterapia

A cromoterapia é prática terapêutica que utiliza há milênios as cores no tratamento de doenças, sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, atuando do nível físico aos mais sutis com o objetivo de harmonizar o corpo.

A cromoterapia se baseia na capacidade de que as cores emitem vibrações e irradiar energia no nível óptico e em todo o corpo, sobretudo, em nossas emoções. Em geral, na cromoterapia são usadas lâmpadas halógenas com filtros de cor, que pode ser escolhida de acordo com o tratamento particular.

Imersão e aspersão em água

Sempre que possível deve ser oferecido a imersão em água seja banho de aspersão ou imersão. O objetivo é reduzir a dor durante o trabalho de parto e redução da necessidade de analgesia regional.

Massagem

A massagem é um método de estimulação sensorial caracterizado pelo toque sistêmico e pela manipulação dos tecidos. No trabalho de parto, a massagem tem o potencial de promover alívio de dor, potencializando o efeito de relaxamento, diminuindo o estresse emocional e melhorando o fluxo sanguíneo e oxigenação dos tecidos. Além disso reduz o estresse e a ansiedade durante o parto, bem como melhoria no humor materno.

Exercícios respiratórios

Os exercícios respiratórios durante o trabalho de parto têm a função de reduzir a sensação de dor, melhorar os níveis de saturação sanguínea materna de oxigênio, proporcionar relaxamento e diminuir a ansiedade.

Conforto e relaxamento

O relaxamento tem como objetivo permitir que as parturientes reconheçam as partes do seu corpo, evidenciando as diferenças entre relaxamento e contração, favorecendo a evolução do trabalho de parto.

Deambulação, mobilidade materna e posições

A saída do leito e mobilidade é utilizada para reduzir a duração do trabalho de parto, beneficiando-se do efeito favorável da gravidade e da mobilidade pélvica e aumentam a velocidade da dilatação cervical e descida do bebe.

Musicoterapia

A música no trabalho de parto e parto tem um efeito relaxante, proporciona um alívio geral gerando um sentimento de bem-estar e alívio da ansiedade. Respeitamos a escolha do tipo de música que a gestante goste, sempre questionando antes o desejo de escutar música ou preferência por um ambiente mais silencioso. É realizada playlist pela equipe do Centro Obstétrico no Youtube de músicas que trazem sentimentos positivos e relaxamento nesse momento com os títulos de “Partolândia HT” e “Sons da natureza”.

Bola suíça e bola tipo feijão

É um recurso que deve ser utilizado para facilitar a adoção de postura vertical de forma confortável com o objetivo de relaxamento, descida da apresentação fetal, estímulo para aumento das contrações. A utilização da bola deverá ser aceita pela parturiente.

192

número de emergência

(54) 3455-4333

central de atendimento 24h

3455-4333

RAMAL 1277
sugestões e reclamações

Rua Doutor José Mário Mônaco, 358 - Centro
Bento Gonçalves/RS - CEP: 95700.068

DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO