PROJETOS

PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Um dos preceitos que sustenta a base de atuação do Hospital Tacchini, a Responsabilidade Social caracteriza-se por ser um conjunto de ações planejadas, que são orientadas pelos seus valores, com o propósito de contribuir com o avanço da saúde na região atendida pela Instituição.

2019

PROJETO CIRCUITO DO INTESTINO E PULMÃO GIGANTE

Em 2019 foi incorporada à exposição do Intestino Gigante, a exposição do Pulmão Gigante, um inflável do órgão pulmão, em que um dos lóbulos do órgão se apresentava saudável e o outro doente, em função de tabagismo e câncer. Este projeto teve como propósito demonstrar a importância da realização de exames preventivos e de adquirir hábitos saudáveis de vida, como a cessação do tabagismo. Este circuito foi lançado na ExpoBento 2019 e, ao longo do segundo semestre, esteve presente em diferentes feiras e eventos. Desde que iniciou, na ExpoBento 2018, a exposição do Intestino Gigante, e ao longo deste ano sendo incorporado o Pulmão Gigante, foram realizados 31 dias de exposições, onde 12.599 pessoas realizaram visitação aos infláveis de forma guiada. No projeto de detecção de tumores de intestino, fomentado pela Roche Produtos Farmacêuticos, que teve início há um ano, foram incluídos 453 indivíduos. 287 realizaram exame de detecção de tumores de intestino. Destes, foram detectados quatro pacientes com tumor de intestino, alguns deles ainda em estadiamento inicial, três pessoas com lesão pré-maligna e sete com doenças inflamatórias. O papel do Hospital na entrega de valor em saúde à comunidade é chave no processo de conscientização, detecção e rastreamento de doenças. Atividades como essas modificam o limiar para rastreio de cânceres que, na maioria das vezes, não são detectados em estadiamento inicial, são carregadas de comprometimento social e racionalismo econômico.

2019

PROJETO “UMA ABORDAGEM DETALHADA SOBRE FATORES DE RISCO EM UMA REGIÃO DE ALTA INCIDÊNCIA DA DOENÇA

Trata-se de um estudo em que serão comparados os achados relacionados a fatores de risco para câncer entre pessoas diagnosticadas com a doença na instituição versus pessoas sem câncer (estudo de caso - controle), com o objetivo de descrever a prevalência de fatores de risco (já consolidados na literatura) na região. Ao longo do ano, foram aplicados em torno de 1.000 questionários acerca de fatores de risco para doença a pessoas com câncer, e iniciou-se a aplicação deste questionário para pessoas sem câncer (controles) na região, pareados por sexo e idade com os casos de câncer. Além disso, as pessoas com história familiar de câncer, que preenchiam critérios para síndromes de predisposição hereditária ou aquelas com a doença diagnosticada em idade jovem, foram convidadas a realizar teste genético de 26 genes associados com predisposição à doença.

Para isso, foram realizadas coletas de sangue para extração de DNA e realização de análises genéticas, em colaboração com o Centro de Pesquisas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Os primeiros resultados deste projeto serão divulgados ao longo de 2020. A realização deste projeto conta com fomento de doação de pessoa física realizado no ano de 2018.

SAIBA COMO DESTINAR O SEU IMPOSTO DE RENDA

PROJETO PILOTO DE RASTREAMENTO DE TUMORES COLORRETAIS NO MUNICIPIO DE BENTO GONÇALVES.

Faça download do documento e saiba como destinar o seu do IR aos Projeto do ITPS/COMUI.

Download

192

número de emergência

(54) 3455-4333

central de atendimento 24h

3455-4333

RAMAL 1277
sugestões e reclamações

Rua Doutor José Mário Mônaco, 358 - Centro
Bento Gonçalves/RS - CEP: 95700.068

DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO