A Comissão de Residência Médica (COREME) da Associação Dr. Bartholomeu Tacchini, no uso de suas atribuições, torna público o processo seletivo para o preenchimento das vagas dos Programas de Residência Médica em Pediatria no ano de 2025.
Edital Processo Seletivo Aditivo
As vagas são destinadas aos profissionais de saúde graduados médicos, brasileiros, e estrangeiros portadores de diploma revalidado por Instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), de acordo com as normas da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), em conformidade com a legislação em vigor, e as instruções abaixo.
A Residência Médica é considerada modalidade de formação “especialização lato sensu, modalidade treinamento em serviço”. Segundo a CNRM, os Programas de Residência Médica têm equivalente à carga horária mínima total de 5.760 (cinco mil, setecentos e sessenta) horas, as quais são distribuídas em 60 (sessenta) horas semanais.
Atualmente, a Associação Dr. Bartholomeu Tacchini conta com dois programas de Residência Médica com acesso direto: Clínica Médica e Pediatria, sendo o primeiro com duração de 2 anos e o segundo com duração de 3 anos.
O perfil do egresso caracteriza-se por um profissional da área da saúde com competência técnica e embasamento científico atualizado, empoderamento crítico-reflexivo, capaz de atuar de forma assertiva na busca da promoção à saúde e qualidade de vida dos indivíduos por meio de cuidado clínico interdisciplinar integral, sempre atento aos princípios éticos e humanizados da profissão.
Ao concluir o Programa de Residência Médica da Associação Dr. Bartholomeu Tacchini, o profissional deverá estar capacitado a executar assistência médica, nos âmbitos individual e coletivo, com geração de vínculo na relação interpessoal e de identidade enquanto membro do sistema de saúde, realizar o plano diagnóstico e de tratamento para as doenças na sua área de ação, nos cenários de prática ambulatorial e hospitalar, nos diferentes níveis de atenção à saúde, com intervenções de promoção, prevenção e recuperação e desenvolver o pensamento crítico e reflexivo ao conhecimento científico pertinente e a sua prática profissional, capaz de praticar a comunicação verbal e não verbal com empatia, comprometido com o seu paciente, capaz de dar seguimento à sua educação permanente, buscando manter a sua competência diante do desenvolvimento do conhecimento com profissionalismo, compreensão dos determinantes sociais do processo de saúde e de doença e de exercer a liderança horizontal na equipe interdisciplinar e multiprofissional de saúde.
O Processo Seletivo será constituído de duas fases, sendo a 1ª fase prova escrita objetiva e de acesso direto via Exame da Associação Médica do Rio Grande do Sul – AMRIGS, e a 2ª fase com Análise e Arguição de Curriculum Lattes sob a responsabilidade da Associação Dr. Bartholomeu Tacchini.
Todos os questionamentos relacionados ao presente edital deverão ser encaminhados aos cuidados da COREME da Associação Dr. Bartholomeu Tacchini, para o endereço eletrônico coreme@tacchini.com.br.
Pediatria - 02 Vagas - 03 anos
Para fins de homologação, o(s) candidato (s) deverá (ão) encaminhar os documentos necessários, conforme edital AMRIGS, no site: www.amrigs.org.br.
Para fins de homologação, o(s) candidato (s) deverá (ão) encaminhar os documentos necessários, conforme edital AMRIGS, no site: www.amrigs.org.br
Segunda Fase
Para fins de homologação, o(s) candidato (s) deverá(ão) encaminhar os documentos necessários dispostos no item 8 do presente Edital, em formato PDF, para o e-mail coreme@tacchini.com.br, até a data de 22/12/2023.
Documento comprobatório de conclusão do curso de Medicina (certificado ou diploma), devidamente autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC, ou declaração de conclusão do curso.
Carteira profissional comprovando inscrição no Conselho Regional de Medicina.
Curriculum Lattes, constando registro das atividades realizadas nos últimos 03 anos, com comprovantes de tais atividades e uma cópia do histórico escolar do curso de graduação.
Para fins de homologação, o(s) candidato (s) deverá (ão) encaminhar os documentos necessários dispostos acima no presente Edital, em formato PDF, para o e-mail coreme@tacchini.com.br, até a data de 03/01/2025.
A apresentação dos títulos para a análise do currículo deverá ser feita exclusivamente durante o período estabelecido no Cronograma, o qual será confirmado quando da convocação. A documentação deverá ser encaminhada por meio do e-mail coreme@tacchini.com.br no prazo estabelecidos no item 9 no presente edital de convocação. A não apresentação dos documentos acarretará na pontuação zero para esse item. NÃO serão recebidos e/ou avaliados documentos enviados fora do período indicado.
Arguição do Curriculum Lattes
A segunda fase do processo seletivo será realizada por um grupo formado pelo supervisor de cada programa de residência médica, sendo composto no mínimo por 3 (três) integrantes e no máximo 5 (cinco).
As entrevistas com análise e arguição de Curriculum Lattes seguirão rigorosamente o cronograma que segue adiante, em relação ao dia, horário e formato que foram definidos pelas Coordenações dos Programas de Residência Médica. Estará disponível no site da Associação Dr. Bartholomeu Tacchini: https://www.hospitaltacchini.com.br/ensino/residencia-medica.
A nota final dos candidatos será formada pelo somatório dos pontos obtidos na 1ª e na 2ª fase.
Processados todos os resultados e identificado empate no total de pontos entre dois ou mais aprovados, o desempate, para efeitos da classificação final, seguirá, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:
a) Maior número de pontos na 1ª fase;
b) Sorteio público (persistindo o empate, o desempate dar-se-á por sorteio, o qual será realizado em ato público, a ser divulgado por edital, restando, desde logo, convocados os candidatos empatados).
Processados os desempates, será divulgado o resultado final do certame, o qual conterá a respectiva classificação final dos candidatos aprovados, em cada Programa de Residência Médica, em ordem decrescente de pontos.
Julgados todos os recursos e processados todos os resultados, far-se-á a homologação do resultado, no site: https://www.hospitaltacchini.com.br/ensino/residencia-medicam.br/ensino/residencia-medica
Os aprovados serão acionados via e-mail, com orientação referente à sua matrícula. Em casos excepcionais, os aprovados poderão ser acionados por telefone.
O candidato classificado que não efetuar a matrícula dentro do prazo estipulado será considerado desistente e perderá o direito à vaga, permitindo assim a convocação de suplentes, pelos mesmos meios, ou seja, via e-mail e, em casos excepcionais, por telefone, conforme a listagem de classificação, tendo o prazo de 2 (dois) dias úteis para realizar a matrícula. Caso não realize a matrícula será também considerado desistente e novo suplente será convocado, de acordo com a classificação, e assim sucessivamente, até que se completem as vagas e/ou se esgote a lista de classificados.
O ingresso dos candidatos aprovados no processo seletivo pode se dar até dia 31 de março de 2025.
O candidato com vaga confirmada em outra instituição poderá ser remanejado para outro programa em que tenha sido aprovado em processo seletivo até 15 de março de 2025.
Somente poderá confirmar vaga em outro Programa de Residência para o qual tenha sido também aprovado o candidato que formalizar a desistência do PRM em que foi anteriormente cadastrado, até dia 15 de março de 2025.
Após o dia 15 de março de 2025 serão convocados apenas os suplentes que ainda não estiverem cadastrados junto ao Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica (SisCNRM) por outra instituição.
A interposição de recursos à primeira fase do processo seletivo deverá ser feita em conformidade ao estabelecido no Edital AMRIGS 2024.
A interposição de recursos à segunda fase do processo seletivo deverá ser feita exclusivamente por meio do endereço eletrônico: coreme@tacchini.com.br, observando:
a) O prazo para interposição dos recursos é de quarenta e oito (48) horas após a divulgação do resultado final.
b) Os recursos deverão ser digitados e apresentados em uma via, em formato PDF.
c) A apresentação do recurso deverá ser clara e objetiva.
d) As respostas aos recursos ficarão à disposição dos candidatos na sala da COREME e uma cópia encaminhada para conhecimento do candidato por e-mail.
A decisão final da Comissão de Seleção será irrecorrível.
Realizada a homologação final do resultado, os classificados até o limite do número de vagas em cada PRM, deverão apresentar por meio do link https://view.forms.app/cristinafranzen/tacchini-residencia, que também será encaminhado por e-mail, sob sua inteira responsabilidade, a seguinte documentação para a efetivação da matrícula no Programa da COREME para o qual se inscreveu e classificou:
a) Documento de identidade civil comprovando ser brasileiro nato ou naturalizado, ou estar gozando das prerrogativas constantes do artigo 12 da Constituição Federal 1988;
b) Título de eleitor e quitação eleitoral, comprovando estar no gozo dos direitos civis e políticos;
c) Documentação militar (quando do sexo masculino);
d) Comprovante de endereço com CEP atualizado (últimos 3 meses);
e) Documento comprobatório de conclusão do curso de Medicina (certificado ou diploma) devidamente autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC, ou declaração de conclusão do curso;
f) Carteira profissional comprovando inscrição no Conselho Regional de Medicina RS (os alunos que apresentaram declaração de provável formando no ano letivo de 2023, com finalização do curso até a data de matrícula, o referido documento poderá ser entregue até o ato da matrícula);
g) Cadastro de Pessoa Física (CPF);
h) Cópia da Carteira de Vacinação, atualizada, no mínimo, com as seguintes vacinas:
Duas doses de MMR (sarampo, caxumba e rubéola), ou, alternativamente, comprovação laboratorial de imunidade com IgG;
Três doses de vacina contra Hepatite B e dosagem de Anti-HBs;
Vacina Antitetânica.
Esquema vacinal completo contra COVID-19.
Os estrangeiros com curso médico no exterior, além dos demais documentos aqui listados, deverão apresentar o visto de permanência no Brasil (exceto cidadão estrangeiro nascido em país-membro do MERCOSUL e/ou associado ao MERCOSUL, que comprove que o país de origem aderiu ao Acordo de Livre Residência com o Brasil); o diploma de revalidação do curso de medicina pelas autoridades nacionais competentes; o registro no CRM; o certificado de proficiência em língua portuguesa comprovada por instituição oficial; o passaporte/visto ou registro nacional de estrangeiro.
Os candidatos brasileiros que realizaram a graduação no exterior, além dos documentos aqui listados, deverão apresentar o diploma de revalidação do curso de medicina pelas autoridades nacionais competentes; e o registro no CRM-RS.
De acordo com a Resolução CNRM nº 4 de 30 de setembro de 2011, o candidato matriculado que tenha sido incorporado em Organização Militar das Forças Armadas para Serviço Militar obrigatório ou voluntário, terá sua vaga assegurada pelo período de 1 (um) ano mediante matrícula. Para assegurar a vaga, é necessário que até o prazo de 5 (cinco) dias do recebimento da convocação, apresente o documento de designação das Forças Armadas onde conste a convocação, juntamente com o requerimento de trancamento de matrícula por apenas um ano.
Em caso de desistência após a realização da matrícula, deve-se utilizar o “Termo de Desistência” Anexo II desse edital. O documento deverá ser preenchido, assinado e encaminhado para o e-mail coreme@tacchini.com.br;
A apresentação da documentação para a efetivação da matrícula deverá ser feita por meio do link https://view.forms.app/cristinafranzen/tacchini-residencia, que também será encaminhado por e-mail, impreterivelmente durante o período e forma determinados pela COREME, o que será publicado no site: https://www.hospitaltacchini.com.br/ensino/residencia-medica.
A inobservância do prazo estabelecido implica a perda da vaga, o que dá à COREME o direito de chamar o próximo candidato da lista final de classificação e, se for o caso, o próximo suplente da lista, na ordem de classificação, para a ocupação total das vagas previstas neste Edital.
Eventual chamamento para ocupação de vagas ociosas será feito pela COREME, por meio do site, e-mail ou telefone informado no formulário eletrônico de inscrições, de forma que os candidatos deverão estar atentos ao respectivo endereço eletrônico, para fins de responder ao chamamento dentro de 48 horas.
Caso não haja resposta ao e-mail dentro do período de 48 horas, a COREME considerará que o suplente não tem interesse na vaga e chamará o próximo candidato da lista.
Os documentos provisórios ou declarações com prazo de validade determinado deverão ser, necessariamente, entregues no prazo determinado pela COREME. O não atendimento, em momento adequado, de qualquer das exigências aqui postas ou que venham a ser apresentadas pela COREME, constituirá razão definitiva para a perda da vaga obtida, independentemente das medidas judiciais cabíveis a serem adotadas pela Comissão.
A matrícula será realizada de forma online por meio de acesso ao link https://my.forms.app/cristinafranzen/solicitacaoprogramaderesidencia disponibilizado aos aprovados também via e-mail.
A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas contidas neste Edital e em outros a serem publicados.
O acompanhamento da publicação Processo Seletivo, divulgados integralmente no endereço eletrônico: https://www.hospitaltacchini.com.br/ensino/residencia-medica é de inteira responsabilidade do candidato de todos os atos, editais e comunicados oficiais referentes a este.
O candidato poderá obter informações referentes ao Processo Seletivo por meio do telefone (54) 992293337, do e-mail eletrônico: coreme@tacchini.com.br.
Reserva-se a Associação Dr. Bartholomeu Tacchini e a AMRIGS o direito de promover as correções que se fizerem necessárias, em qualquer fase do presente certame ou posteriormente a ele, em razão de atos não previstos.
A qualquer tempo, poder-se-á anular a inscrição, a prova e/ou tornar sem efeito a contratação do candidato, em todos os atos relacionados à Seleção, quando constatada omissão ou declaração falsa ou diversa da que devia ser, escrita com a finalidade de prejudicar direito ou criar obrigação.
Comprovada a inexatidão ou irregularidades nas informações fornecidas, o candidato estará sujeito a responder por falsidade ideológica, de acordo com o art. 299 do Código Penal.
Quaisquer alterações nas regras fixadas neste Edital somente poderão ser feitas por meio de Edital de Retificação.
Os casos não previstos neste Edital serão avaliados e resolvidos pela Comissão de Seleção, observada a legislação pertinente.
O início das atividades dos Programas de Residência Médica está previsto para o dia 01 de março de 2025.
O candidato aprovado que vier a ser matriculado estará sujeito às regras estabelecidas pela Comissão Nacional de Residência Médica bem como Regulamento e Regimento Interno da COREME da Associação Dr. Bartholomeu Tacchini.
A bolsa de estudos a ser paga ao residente será no valor de R$ 4.106,09 (quatro mil, cento e seis reais e nove centavos), atendendo a PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 9, DE 13 DE OUTUBRO DE 2021, de acordo com a legislação vigente na data de publicação do presente edital. A bolsa está sujeita aos descontos e retenções tributárias e previdenciárias nos termos da lei.
Pergunte ao Especialista: Se alguma dúvida ainda não foi esclarecida, mande sua dúvida, que ficaremos contentes em responder. E-mail: coreme@tacchini.com.br
RAMAL 1021,1031 ou 1051
sugestões e reclamações
Rua Doutor José Mário Mônaco, 358 - Centro
Bento Gonçalves/RS - CEP: 95700.068